Ads 468x60px

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Formatos de imagens


Neste post vou referir alguns formatos de imagens que utilizam um sistema de mapa de bits (ver definição).

Dos formatos apresentados abaixo todos apresentam vantagens, mas cada situação exige um formato que atende melhor as necessidades (tamanho, qualidade, etc).






Formato JPEG

A sigla JPEG vem do grupo que definiu o formato, Join Photographic Experts Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983.
A imagem é comprimida e codificada com todas as cores, assim este formato é eficiente para fotografias e outras imagens que possuem muitas cores.
O JPEG é capaz de trabalhar com quase 16,8 milhões de cores (24 bits). É uma excelente opção para a distribuição de imagens fotográficas, tanto que o formato é muito utilizado para a geração de imagens em câmaras digitais.
A desvantagem é que ele usa um tipo de compressão que provoca uma perda de qualidade a cada modificação na imagem e regravação no disco. Isto é conhecido como lossy.
Arquivos em JPEG geralmente são utilizados com as extensões .jpg.



Formato GIF

O Formato GIF(Graphics Interchange Format), é um formato indexado, isto é, utiliza uma lista de cores em vez de codificar cada cor separadamente. Este formato é muito eficiente para imagens com poucas cores.
Foi criado pela CompuServe em 1987.
GIF pode representar no máximo 256 cores (8 bits).  A sua utilização é muito comum em ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessita de muitas cores.
O formato GIF oferece dois recursos úteis: transparência e animação. A transparência pode criar um ícone cujo fundo é completamente transparente e isto é útil em páginas web ou em botões de interfaces gráficas. O recurso da animação permite a criação de GIFs animados, que são muito usados em páginas web.
O GIF também utiliza compressão, mas não causa perda de qualidade, mesmo se a imagem for guardada várias vezes.
A extensão dos arquivos no formato GIF é .gif.



Formato PNG

O formato PNG( Portable Network Graphics) foi desenvolvido pela W3C em 1996.
O PNG permite criar animações, usar fundo transparente e comprimir imagens sem perda de qualidade, mesmo gravando constantemente o arquivo e suporta milhões de cores.
PNG usa a extensão .png, mesmo nas variações de animação.



Formato XCF

O formato XCF é usado no GIMP.
Quando estamos a editar uma imagem com muitas camadas (layers) e configurações, este é o formato ideal a ser usado. Arquivos XCF são muito grandes e só podem ser lidos pelo GIMP.
O XCF usa a extensão .xcf.

Formato TIFF

A sigla TIFF vem de Tagged Image File Format.
É um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Foi criado em 1986 pela Aldus.
Uma vantagem do TIFF é que ele manipula um maior número de cores (16 bits para cada canal de cor). Isto é importante para alguns profissionais como designers e artistas gráficos e também não trabalha com lossy. A extensão pode ser .tif ou .tiff.
Não use este tipo de arquivo em páginas web, pois muitos navegadores podem não exibir correctamente.
.

Formato RAW


O formato RAW guarda todos os dados de uma foto, tal como esta foi gerada na câmera digital, sem aplicação de efeitos ou ajustes.

Vantagens do RAW é que oferecem alta qualidade de imagem e maior profundidade de cores.
Como os arquivos são “puros”, temos a liberdade de utilizar a imagem do jeito como foi capturada e aplicar seus próprios efeitos ou ajustes.
O formato RAW tem várias extensões porque cada fabricante de Câmaras trabalha com as suas próprias especificações.

Formato SVG

SVG é a sigla de Scalable Vector Graphics.
Este formato trabalha com imagens vetoriais. Trata-se de um formato aberto, desenvolvido pela W3C e que surgiu oficialmente em 2001.

Em vez de ser baseado em pixels, o SVG utiliza a linguagem XML para descrever como o arquivo deve ser.
Graças a isso, o SVG consegue trabalhar bem tanto com figuras estáticas quanto com imagens animadas.
Uma Vantagem é que as imagens podem ser ampliadas ou reduzidas sem causar perda de qualidade.
Este formato usa extensão .svg ou .svgz e suportam efeitos de transparência.

Formato Bitmap

O Bitmap é utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows, as imagens neste formato pode suportar milhões de cores e preservam os detalhes.

No entanto, os arquivos neste padrão costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão.
Arquivos em Bitmap podem ter extensão .dib (Device Independent Bitmap) ou BMP e não suportam “fundo transparente”.




Formato PCX

PCX é um formato de imagem muito usado pelas aplicações da empresa ZSoft Corporation. Este formato utiliza a compressão com e sem perdas, e que é lido por vários programas.
O PCX geralmente armazena imagens indexadas de 2 ou 4 cores a 16 e 256 cores, embora o formato tenha sido estendido para incluir imagens true-color (24-bit).

Formato TARGA


O formato Tga permite armazenar imagens RGB em 32 bits. É usado para misturar imagens gráficas e vídeo, e para aplicações multimídia.


Formato PICT


É o formato gráfico nativo do Macintosh, e permite armazenar imagens raster e vetoriais ao mesmo tempo. Suporta true color e tem um método de compressão muito eficiente. 


Sem comentários:

Enviar um comentário